domingo, 7 de junho de 2009

Dia de reflexão

O dia que há pouco terminou foi dia de reflexão para as eleições europeias. Infelizmente, comecei-o a reflectir nas urgências do Santo António (lugar onde reflecti e também sobre o qual reflecti).
Uma indisposição gástrica e o INEM levaram-me rapidamente até ao HGSA, mas a rapidez ficou mesmo à porta! Os meus antecedentes cardíacos e um desmaio aconselhavam a realização de um electrocardiograma, que demorou 3 horas e meia a ser feito, e de análises ao sangue, cujos resultados chegaram depois das 6h da manhã do dia de reflexão!
Provavelmente ao contrário do que sucede com muitas pessoas, não tenho qualquer razão de queixa de quem me atendeu, médicos e enfermeiros: foram solícitos, profissionais e eficazes no desempenho das suas funções. O problema tem 5 letras e pode inviabilizar qualquer uma das qualidades atrás enunciadas: TEMPO. São muitas horas de espera, nem sempre nas melhores condições, e, contudo, não parece que os funcionários estejam a descansar ou a abrandar o ritmo. Falta mesmo pessoal a trabalhar! Não se espera que este espaço se assemelhe a uma réplica do Serviço de Urgência que faz as delícias televisivas de muitos de nós, mas que consiga oferecer celeridade a quem tanto dela precisa.
Assim, comecei o dia de reflexão em conformidade: como podemos pensar em construir estádios de futebol, aeroportos, linhas para o TGV e outras infra-estruturas certamente (f)úteis conforme a perspectiva quando faltam condições básicas de funcionamento na assistência aos cidadãos? A resposta não é simplex, não ganha eleições e, se calhar por isso, tarda em aparecer...

3 comentários:

  1. Muito obrigado! Acho que já estou em forma! Foi mais o susto...

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente! Portugal quer ser grande e poderia sê-lo se não se preocupasse tanto com futilidades...

    ResponderEliminar