sexta-feira, 5 de junho de 2009

Nem bem, nem mal... antes pelo contrário!

Cito do Público (edição online, 05/06/2009): "Os obesos correm o risco acrescido de ter doenças cardiovasculares mas também são os que, relativamente aos magros, sobrevivem melhor a essas patologias, revelou hoje o presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, citando um estudo norte-americano". E mais adiante: "O 'facto novo' indicado pelo estudo, e também paradoxal, segundo o cardiologista, é que, apesar de a 'obesidade ser um factor de risco muito forte das doenças cardiovasculares, de aumentar a probabilidade do aparecimento de todas as doenças cardíacas', quando a 'pessoa obesa está doente, a doença do coração tem menos gravidade do que nos magros'".
Todos os pontos de interrogação, todos os emoticons de espanto que eu aqui conseguisse colocar não chegariam para dar conta da minha perplexidade. Não porque a explicação, embora lide com o paradoxal, não seja coerente e entendível. É mesmo por dar razão à velha máxima de que "Para morrer basta estar vivo", verdade de La Palice (http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=5526) tão verdadeira quanto assustadora! Tenho mesmo de alinhar com alguns amigos que me dizem mais ou menos isto: "A minha saúde está boa porque eu não ando sempre preocupado com ela"! Pois...

1 comentário: